sexta-feira, 31 de maio de 2013

Encontros Arquitectura e Música




A Trienal de Arquitectura de Lisboa 2007 organizou um Ciclo Arquitectura e Música. Como se pode observar pelo programa houve várias conferências. E foi curiosa a «festa» de encerramento dos Encontros: com actuação de músicos-arquitectos e Djs arquitectos!
O comissário do ciclo, João Ramos Marques, assinalou a oportunidade de “poder reforçar o acto de criação, pela formação de uma sensibilidade instrumental, numa cultura de diálogo transdisciplinar”.
Mário Laginha foi um dos participantes que declarou:
"Uma viagem que fiz com o José Mateus [arquitecto e comissário geral do evento] durante um fim-de-semana a algumas obras emblemáticas da arquitectura portuguesa serviu para confirmar que muitos dos termos utilizados no universo da arquitectura são comuns aos utilizados no universo musical. Achei que isso seria um bom ponto de partida na concepção desta música. Espaço, ou a ausência dele, estruturas regulares e irregulares, linhas contínuas e descontínuas, superfícies planas ou distorcidas são alguns dos conceitos que serviram como motivo para a composição dos temas deste trabalho. Poderão dizer que a música deste álbum não é tão diferente assim daquela que eu tenho feito até aqui. Espero bem que não. Mas posso garantir que sem o estímulo da arquitectura não seria a mesma.” (Mário Laginha, Maio 2007).
Um site a consultar.

Sem comentários:

Enviar um comentário